top of page
Foto do escritorLuiza Taylor

Quais as diferenças entre o Green Card e a Cidadania Americana?


 

Muito se confunde em relação aos limites, direitos e deveres concedidos por um Green Card ou por uma Cidadania em relação ao governo americano. Para entendermos definitivamente, portanto, essa separação, precisamos entender os conceitos aplicados a cada circunstância.


O Green Card é um tipo de visto para residência permanente, concedido a um estrangeiro elegível ao processo, sendo seu real nome US Permanent Residence Card, ou seja, Cartão de Residência Permanente nos EUA.


As formas mais comuns de se aplicar e, assim, obter o visto permanente são através de emprego, qualificações extraordinárias, parentesco, casamento, investimento e asilo. Uma vez concedido a alguém, tal passa a possuir alguns direitos que são inatos a um cidadão, tais como moradia, trabalho, estudo, acesso a saúde e educação, e etc. De igual modo, passa esse indivíduo a ter deveres para com o sistema governamental, como pagamento de impostos.


Tal documento, contudo, apresenta algumas restrições, como, por exemplo, o direito ao voto ou à eleição para cargos públicos. Além disso, há temporariedade de ausência do país, haja vista que o sujeito tem o direito de presença. Por fim, como a maioria dos documentos, o Green Card requer renovação, geralmente de 10 em 10 anos. Já no caso da cidadania americana, não existem tais restrições. Há assim, a obtenção de plenos direitos e deveres confirme a legislação do país, sendo concedido passaporte americano ao indivíduo.


Existem três formas de se obter a cidadania americana. A primeira é pelo nascimento em território nacional americano; a segunda é ter ao menos um dos pais como cidadão americano, mesmo que nascendo em outro país; e a terceira é pela naturalização.


O processo de naturalização vem pelo Green Card, no qual é concedido a residência permanente. Após 5 anos de residência permanente, pode-se aplicar para o processo de naturalização e obtenção da cidadania.


Além do dever de presença e legalização, o processo de naturalização requer compreensão básica do idioma, conhecimentos de história e política do país, conduta moral, formulários e taxas correlatos.

32 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page