Isso não é Legal Design
Mas, afinal, o que é Legal Design?
O Legal Design consiste em uma abordagem com a utilização de recursos de experiência do usuário e design na criação de produtos jurídicos. A expressão foi inicialmente introduzida por Margaret Hagan, do The Legal Design Lab em Stanford, nos Estados Unidos.
A aplicação do Legal Design requer a combinação de técnicas multidisciplinares, como design, direito e experiência do usuário (UX). Recursos como user interface (UI) também podem ser empregados como vantagem.
O Legal Design concentra-se tanto na forma quanto na função do produto jurídico, buscando apresentar informações de maneira clara, eficiente e efetiva, sem deixar de atender aos requisitos formais.
Legal Design deve ser utilizado sempre que possível para aprimorar a compreensão do usuário em relação a um produto jurídico, tornando-se uma ferramenta essencial para promover a inclusão das pessoas no acesso à justiça.
E o Visual Law?
O termo Visual Law refere-se à capacidade de "visualização" de documentos. Derivado do inglês “visualization”, o Visual Law é uma ramificação do estudo de percepção de informações, que envolve a representação visual de dados abstratos para reforçar a cognição humana.
Isso, sim, é Legal Design
Comments