Segundo dados da Embaixada dos Estados Unidos no Brasil, os países em questão possuem uma das relações mais sólidas de importação e exportação do hemisfério, chegando a ser, em 2022, 26% maior do que no ano anterior, que já era por si só considerado uma ano recorde no total transacionado. Diante disso, vale observar alguns detalhes interessantes sobre tal relação:
O principal destino de produtos manufaturados oriundos do Brasil é os Estados Unidos, sendo essa uma das razões pelas quais as relações econômicas entre os países seja tão estreita.
Além disso, de acordo com o Banco Central, os EUA foram a fonte número um de investimento estrangeiro direto, superando em quatro vezes a segunda fonte de investimentos no país.
Dentre os principais produtos brasileiros exportados para os EUA estão aeronaves e peças correlatas, produtos de aço e seus derivados, e produtos de madeira, principalmente manufaturados.
Considerando os principais setores do comércio bilateral, 80% dos seus produtos obtiveram um aumento no ano de 2022.
Os países em questão vem fazendo diversos acordos de energia, transporte de pessoas, desenvolvimento de empresas, transporte de cargas, entre outros.
Dessa forma, percebe-se que o comércio bilateral entre os países está em uma fase de grade expansão e consolidação.
Comments